A práxis e as experiências pedagógicas : uma lógica social?
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O estudo de caso propõe-se analisar as práticas pedagógicas que derivam do método principal na formação de professores - a sala de aula -, isto é, Identificar nas práticas docente como impactam na formação discente e que modelo se apresenta como hegemônico. O contexto de formação escolar na universidade se apresenta como lugar de aprendizagem e traz consigo um determinado modelo que propõe certas experiências. Que lugar é esse? Que projeto de formação é esse? Que metodologia é essa? A FACED/ UF ...
O estudo de caso propõe-se analisar as práticas pedagógicas que derivam do método principal na formação de professores - a sala de aula -, isto é, Identificar nas práticas docente como impactam na formação discente e que modelo se apresenta como hegemônico. O contexto de formação escolar na universidade se apresenta como lugar de aprendizagem e traz consigo um determinado modelo que propõe certas experiências. Que lugar é esse? Que projeto de formação é esse? Que metodologia é essa? A FACED/ UFRGS traz elementos da legislação e de como a universidade organiza o curso de Pedagogia. Exponho “Diálogos e ações entre cenários e significados”, de acordo, com minhas experiências vividas e vivenciadas em processo de formação. O marco teórico apresenta os conceitos articuladores – Experiência e à práxis Educativa (Jorge Larrosa Bondía, Edward Thompson, Humberto Maturana e Paulo Freire). Apresento o estudo de caso fazendo uma análise reflexiva sobre o discurso e a prática dentro do curso de pedagogia/UFRGS com relação à práxis educativa. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License