Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intele ...
A presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intelectual, foram planejados e praticados quatro encontros. Através de entrevistas, observação e do primeiro encontro constatou-se que o sujeito necessitava comunicar-se melhor. Para isso, os encontros visaram desenvolver a comunicação, colaborar na construção da autonomia do sujeito, enfocando na alfabetização como um meio para que esta autonomia aconteça. As análises aqui apresentadas são escritas à medida que descrevo os encontros realizados. Como resultados, destaco como estratégias e recursos mais potentes para o desenvolvimento dos objetivos propostos, a utilização de fichas de Comunicação Alternativa (CA), uma vez que além de facilitarem a comunicação, constituem-se como um recurso visual para que o sujeito se recorde do que estava fazendo após ter algum espasmo ou convulsão (comuns no sujeito pesquisado, por ter Síndrome de West). Também, verificou-se que atividades lúdicas e com curta duração podem render muito mais em termos de aprendizagens, já que se observou que quando o sujeito se concentrava tinha mais espasmos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License