Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorMette, Camila Miliszewskipt_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T02:18:18Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147840pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intelectual, foram planejados e praticados quatro encontros. Através de entrevistas, observação e do primeiro encontro constatou-se que o sujeito necessitava comunicar-se melhor. Para isso, os encontros visaram desenvolver a comunicação, colaborar na construção da autonomia do sujeito, enfocando na alfabetização como um meio para que esta autonomia aconteça. As análises aqui apresentadas são escritas à medida que descrevo os encontros realizados. Como resultados, destaco como estratégias e recursos mais potentes para o desenvolvimento dos objetivos propostos, a utilização de fichas de Comunicação Alternativa (CA), uma vez que além de facilitarem a comunicação, constituem-se como um recurso visual para que o sujeito se recorde do que estava fazendo após ter algum espasmo ou convulsão (comuns no sujeito pesquisado, por ter Síndrome de West). Também, verificou-se que atividades lúdicas e com curta duração podem render muito mais em termos de aprendizagens, já que se observou que quando o sujeito se concentrava tinha mais espasmos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleDeficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000182pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem