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dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorFalcetta, Antônio Paimpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T02:10:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142857pt_BR
dc.description.abstractApontando o desenvolvimento da autonomia como um conceito e uma prática pedagógica fundamentais, buscou-se (a) contextualizar o processo das políticas públicas brasileiras para a educação contemporânea até a EAD, nos moldes atuais, como um suporte para a formação educativa e para a inclusão digital, e (b) também analisar a produção dessa categoria no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFRGS. A autonomia é compreendida como espaço de dialogia e autoria, condição para a produção de identidades, expressão das culturas locais, busca de estratégias relevantes e reconhecimento do sujeito enquanto ator ativo no processo de constituição social, econômica, moral. Considerando a pesquisa desenvolvida, concluiu-se que a EAD pode promover metodologicamente o incremento da autonomia, especialmente no âmbito do PEAD, dada a sua natureza intrinsecamente metapedagógica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleAspectos da construção da autonomia na ação educativa do PEADpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000993819pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Tutoria em Educação a Distânciapt_BR


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