Aspectos da construção da autonomia na ação educativa do PEAD
dc.contributor.advisor | Fiss, Dóris Maria Luzzardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Falcetta, Antônio Paim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T02:10:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/142857 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apontando o desenvolvimento da autonomia como um conceito e uma prática pedagógica fundamentais, buscou-se (a) contextualizar o processo das políticas públicas brasileiras para a educação contemporânea até a EAD, nos moldes atuais, como um suporte para a formação educativa e para a inclusão digital, e (b) também analisar a produção dessa categoria no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFRGS. A autonomia é compreendida como espaço de dialogia e autoria, condição para a produção de identidades, expressão das culturas locais, busca de estratégias relevantes e reconhecimento do sujeito enquanto ator ativo no processo de constituição social, econômica, moral. Considerando a pesquisa desenvolvida, concluiu-se que a EAD pode promover metodologicamente o incremento da autonomia, especialmente no âmbito do PEAD, dada a sua natureza intrinsecamente metapedagógica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Aspectos da construção da autonomia na ação educativa do PEAD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993819 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)