Aspectos da construção da autonomia na ação educativa do PEAD
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Apontando o desenvolvimento da autonomia como um conceito e uma prática pedagógica fundamentais, buscou-se (a) contextualizar o processo das políticas públicas brasileiras para a educação contemporânea até a EAD, nos moldes atuais, como um suporte para a formação educativa e para a inclusão digital, e (b) também analisar a produção dessa categoria no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFRGS. A autonomia é compreendida como espaço de dialogia e autoria, condição para a produção de ...
Apontando o desenvolvimento da autonomia como um conceito e uma prática pedagógica fundamentais, buscou-se (a) contextualizar o processo das políticas públicas brasileiras para a educação contemporânea até a EAD, nos moldes atuais, como um suporte para a formação educativa e para a inclusão digital, e (b) também analisar a produção dessa categoria no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UFRGS. A autonomia é compreendida como espaço de dialogia e autoria, condição para a produção de identidades, expressão das culturas locais, busca de estratégias relevantes e reconhecimento do sujeito enquanto ator ativo no processo de constituição social, econômica, moral. Considerando a pesquisa desenvolvida, concluiu-se que a EAD pode promover metodologicamente o incremento da autonomia, especialmente no âmbito do PEAD, dada a sua natureza intrinsecamente metapedagógica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria em Educação a Distância.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License