Sistemas de recomendação aplicados na educação
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho faz um levantamento bibliográfico à cerca dos sistemas de recomendação aplicados na educação, e para isso são apresentados conceitos, técnicas e estratégias utilizadas para o desenvolvimento desses sistemas. O uso de sistemas de recomendação permite que determinados materiais sejam apresentados aos usuários de acordo com suas necessidades, perfil, etc. A utilização de sistemas de recomendação na área da educação vem de encontro com a minimização da quantidade de informação, ...
O presente trabalho faz um levantamento bibliográfico à cerca dos sistemas de recomendação aplicados na educação, e para isso são apresentados conceitos, técnicas e estratégias utilizadas para o desenvolvimento desses sistemas. O uso de sistemas de recomendação permite que determinados materiais sejam apresentados aos usuários de acordo com suas necessidades, perfil, etc. A utilização de sistemas de recomendação na área da educação vem de encontro com a minimização da quantidade de informação, trazendo informações mais contextualizadas para cada aluno, evitando que o mesmo fique perdido diante de muitas informações, diminuindo assim, a sobrecarga cognitiva. Além disso, também foi apresentado a teoria da carga cognitiva a fim de apresentar seus conceitos e possibilidades de aplicação em sistemas de recomendação, com a fundamentação necessária para se evitar a sobrecarga de informação ao aluno. Foram apresentados quatro sistemas de recomendação utilizados na educação. As técnicas de recomendação aplicadas se mostraram favoráveis à apresentação de conteúdos mais adaptados ao nível de interesse e conhecimento de um aluno. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License