Sistemas de recomendação aplicados na educação
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho faz um levantamento bibliográfico à cerca dos sistemas de recomendação aplicados na educação, e para isso são apresentados conceitos, técnicas e estratégias utilizadas para o desenvolvimento desses sistemas. O uso de sistemas de recomendação permite que determinados materiais sejam apresentados aos usuários de acordo com suas necessidades, perfil, etc. A utilização de sistemas de recomendação na área da educação vem de encontro com a minimização da quantidade de informação, ...
O presente trabalho faz um levantamento bibliográfico à cerca dos sistemas de recomendação aplicados na educação, e para isso são apresentados conceitos, técnicas e estratégias utilizadas para o desenvolvimento desses sistemas. O uso de sistemas de recomendação permite que determinados materiais sejam apresentados aos usuários de acordo com suas necessidades, perfil, etc. A utilização de sistemas de recomendação na área da educação vem de encontro com a minimização da quantidade de informação, trazendo informações mais contextualizadas para cada aluno, evitando que o mesmo fique perdido diante de muitas informações, diminuindo assim, a sobrecarga cognitiva. Além disso, também foi apresentado a teoria da carga cognitiva a fim de apresentar seus conceitos e possibilidades de aplicação em sistemas de recomendação, com a fundamentação necessária para se evitar a sobrecarga de informação ao aluno. Foram apresentados quatro sistemas de recomendação utilizados na educação. As técnicas de recomendação aplicadas se mostraram favoráveis à apresentação de conteúdos mais adaptados ao nível de interesse e conhecimento de um aluno. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License