A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade

Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e in ...
O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais. Nesse sentido, é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, uma vez que aprender não é tarefa fácil. É necessário buscar a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, e para isso é importante a informatização no processo ensino-aprendizagem. Para a construção do presente trabalho, foi feita uma pesquisa junto a professores, investigando se acontece o uso da informática em sala de aula e de que maneira esse uso contribui ou não para o processo de troca e de estímulos no ensino. Através da investigação realizada, foi possível perceber que a informática é um recurso prazeroso e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, o qual vem abrindo caminhos e embasando o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1950)
Este item está licenciado na Creative Commons License
