A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
dc.contributor.advisor | Favaretto, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Patuzzi, Mara Núbia Colombo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141459 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais. Nesse sentido, é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, uma vez que aprender não é tarefa fácil. É necessário buscar a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, e para isso é importante a informatização no processo ensino-aprendizagem. Para a construção do presente trabalho, foi feita uma pesquisa junto a professores, investigando se acontece o uso da informática em sala de aula e de que maneira esse uso contribui ou não para o processo de troca e de estímulos no ensino. Através da investigação realizada, foi possível perceber que a informática é um recurso prazeroso e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, o qual vem abrindo caminhos e embasando o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990663 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)