Desenvolvimento do senso crítico dos alunos a partir da análise de propagandas televisivas de bebida alcoólica : um estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo consiste em uma proposta didática para o desenvolvimento do senso crítico em crianças e adolescentes a respeito de propagandas televisivas de cerveja. Ele surgiu da necessidade de suprir a deficiência crítica dos adolescentes diante das propagandas televisivas (filmes comerciais) que resulta na massificação de ideologias e estereótipos, muitas vezes disseminando uma visão de mundo distorcida. Essa proposta é composta de um módulo de ensino em que são trabalhados recursos estil ...
O presente estudo consiste em uma proposta didática para o desenvolvimento do senso crítico em crianças e adolescentes a respeito de propagandas televisivas de cerveja. Ele surgiu da necessidade de suprir a deficiência crítica dos adolescentes diante das propagandas televisivas (filmes comerciais) que resulta na massificação de ideologias e estereótipos, muitas vezes disseminando uma visão de mundo distorcida. Essa proposta é composta de um módulo de ensino em que são trabalhados recursos estilísticos da linguagem publicitária e outros elementos persuasivos como apelo à emoção, uso de estereótipos, falso contexto de saúde, beleza, alegria, amigos, fama, entre outros. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário socioeconômico e cultural, pré-teste e pós-teste. O questionário socioeconômico e cultural e o pré-teste foram aplicados antes do módulo de ensino e pós-teste após o módulo de ensino. A hipótese que norteou o estudo foi a de que após se trabalhar esse módulo de ensino esperava-se que os alunos se tornassem mais críticos em relação às propagandas, dessa forma não sendo consumidores impulsivos e nem indivíduos que se deixem influenciar pelos estereótipos da mídia. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental, e seus resultados mostram que após a intervenção educativa do módulo de ensino houve uma melhora no nível de criticidade dos alunos, o que pode ser demonstrado em um índice de mais de 70% de respostas pertinentes em todos os itens do pós-teste. A pesquisa desenvolvida em torno desta proposta didática evidenciou a importância de se trabalhar em sala de aula com o gênero televisivo propaganda, como meio de formação de sujeitos mais críticos e conscientes de suas aquisições de consumo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License