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dc.contributor.advisorCosta, Valéria Machado dapt_BR
dc.contributor.authorCastilhos, Marinilde Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:52Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141449pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo consiste em uma proposta didática para o desenvolvimento do senso crítico em crianças e adolescentes a respeito de propagandas televisivas de cerveja. Ele surgiu da necessidade de suprir a deficiência crítica dos adolescentes diante das propagandas televisivas (filmes comerciais) que resulta na massificação de ideologias e estereótipos, muitas vezes disseminando uma visão de mundo distorcida. Essa proposta é composta de um módulo de ensino em que são trabalhados recursos estilísticos da linguagem publicitária e outros elementos persuasivos como apelo à emoção, uso de estereótipos, falso contexto de saúde, beleza, alegria, amigos, fama, entre outros. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário socioeconômico e cultural, pré-teste e pós-teste. O questionário socioeconômico e cultural e o pré-teste foram aplicados antes do módulo de ensino e pós-teste após o módulo de ensino. A hipótese que norteou o estudo foi a de que após se trabalhar esse módulo de ensino esperava-se que os alunos se tornassem mais críticos em relação às propagandas, dessa forma não sendo consumidores impulsivos e nem indivíduos que se deixem influenciar pelos estereótipos da mídia. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental, e seus resultados mostram que após a intervenção educativa do módulo de ensino houve uma melhora no nível de criticidade dos alunos, o que pode ser demonstrado em um índice de mais de 70% de respostas pertinentes em todos os itens do pós-teste. A pesquisa desenvolvida em torno desta proposta didática evidenciou a importância de se trabalhar em sala de aula com o gênero televisivo propaganda, como meio de formação de sujeitos mais críticos e conscientes de suas aquisições de consumo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleDesenvolvimento do senso crítico dos alunos a partir da análise de propagandas televisivas de bebida alcoólica : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990872pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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