Desenvolvimento do senso crítico dos alunos a partir da análise de propagandas televisivas de bebida alcoólica : um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Costa, Valéria Machado da | pt_BR |
dc.contributor.author | Castilhos, Marinilde Ferreira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:10:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141449 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo consiste em uma proposta didática para o desenvolvimento do senso crítico em crianças e adolescentes a respeito de propagandas televisivas de cerveja. Ele surgiu da necessidade de suprir a deficiência crítica dos adolescentes diante das propagandas televisivas (filmes comerciais) que resulta na massificação de ideologias e estereótipos, muitas vezes disseminando uma visão de mundo distorcida. Essa proposta é composta de um módulo de ensino em que são trabalhados recursos estilísticos da linguagem publicitária e outros elementos persuasivos como apelo à emoção, uso de estereótipos, falso contexto de saúde, beleza, alegria, amigos, fama, entre outros. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário socioeconômico e cultural, pré-teste e pós-teste. O questionário socioeconômico e cultural e o pré-teste foram aplicados antes do módulo de ensino e pós-teste após o módulo de ensino. A hipótese que norteou o estudo foi a de que após se trabalhar esse módulo de ensino esperava-se que os alunos se tornassem mais críticos em relação às propagandas, dessa forma não sendo consumidores impulsivos e nem indivíduos que se deixem influenciar pelos estereótipos da mídia. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental, e seus resultados mostram que após a intervenção educativa do módulo de ensino houve uma melhora no nível de criticidade dos alunos, o que pode ser demonstrado em um índice de mais de 70% de respostas pertinentes em todos os itens do pós-teste. A pesquisa desenvolvida em torno desta proposta didática evidenciou a importância de se trabalhar em sala de aula com o gênero televisivo propaganda, como meio de formação de sujeitos mais críticos e conscientes de suas aquisições de consumo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Televisão (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Propaganda | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do senso crítico dos alunos a partir da análise de propagandas televisivas de bebida alcoólica : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990872 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)