Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico

Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos pa ...
A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos para a análise de três blogs pedagógicos, construídos por professores para a atuação com seus alunos, onde buscamos elencar elementos que contribuem para que esta ferramenta da web 2.0 seja explorada de forma eficiente pelo professor. Constatamos através da pesquisa que o blog é uma ferramenta que enfatiza a comunicação, proporcionando a autoria e a construção coletiva, o que pode promover o desenvolvimento cognitivo de seus usuários quando é feito um bom uso sobre esta ferramenta. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
Este item está licenciado na Creative Commons License
