Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico

View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos pa ...
A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos para a análise de três blogs pedagógicos, construídos por professores para a atuação com seus alunos, onde buscamos elencar elementos que contribuem para que esta ferramenta da web 2.0 seja explorada de forma eficiente pelo professor. Constatamos através da pesquisa que o blog é uma ferramenta que enfatiza a comunicação, proporcionando a autoria e a construção coletiva, o que pode promover o desenvolvimento cognitivo de seus usuários quando é feito um bom uso sobre esta ferramenta. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
