Uma proposta alternativa para o ensino da fonética : produção de videoclipes com a transcrição fonológica da música popular brasileira
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
As propostas de trabalho para o ensino da Fonética, oferecidas pelas gramáticas e pelos livros didáticos, privilegiam as exposições teóricas (orais e escritas), trazendo os conceitos prontos, de forma fragmentada e muito distante da realidade dos nossos alunos, levando-nos à constatação de que a metodologia que está sendo aplicada e aquilo que está sendo ensinado não têm significado para vida prática dos educandos. O presente trabalho visa discutir estas questões do ensino da fonética e apresen ...
As propostas de trabalho para o ensino da Fonética, oferecidas pelas gramáticas e pelos livros didáticos, privilegiam as exposições teóricas (orais e escritas), trazendo os conceitos prontos, de forma fragmentada e muito distante da realidade dos nossos alunos, levando-nos à constatação de que a metodologia que está sendo aplicada e aquilo que está sendo ensinado não têm significado para vida prática dos educandos. O presente trabalho visa discutir estas questões do ensino da fonética e apresentar uma proposta alternativa para o ensino da fonética no 1º ano do Ensino Médio. Esta proposta envolve a produção de videoclipes que contenham a transcrição fonológica das letras da MPB (Música Popular Brasileira), com apoio das novas mídias digitais como ferramentas motivadoras e auxiliares para a construção do conhecimento em sala de aula. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License