Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Wheels sung and information and communication technologies : report of a teaching practice in early childhood education
Assunto
Resumo
O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, po ...
O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo aponta conclusões acerca de como as brincadeiras cantadas são exploradas na escola, como essas atividades podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, e como as mídias auxiliam nesse processo. O estudo bibliográfico aborda os princípios legislativos que norteiam a Educação Infantil, disciplinados pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como estudos pedagógicos relativos à discussão proposta. O estudo de campo caracteriza-se como pesquisa aplicada, consistindo na proposta de atividades envolvendo rodas cantadas, brincadeiras, cantigas infantis e música em turma de Educação Infantil. Conclui-se a importante contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de mediação no desenvolvimento da criança. ...
Abstract
The present study deals with the experience of the wheels on early childhood education, Sung in a contemporary context characterized, mainly, by the technological development and the need to use these resources in education. To this end, it seeks to respond to the problems about the influence of information and communication technologies in teaching practice, in order to facilitate the work with the wheels Sung, working as a tool of cognitive support and playfulness to the children. Thus, by me ...
The present study deals with the experience of the wheels on early childhood education, Sung in a contemporary context characterized, mainly, by the technological development and the need to use these resources in education. To this end, it seeks to respond to the problems about the influence of information and communication technologies in teaching practice, in order to facilitate the work with the wheels Sung, working as a tool of cognitive support and playfulness to the children. Thus, by means of bibliographical research and field, this study points to conclusions about how the games are operated in the school, Sung as these activities can assist in the development of learning, and how the media help in this process. The bibliographical study addresses the legislative principles that guide to early childhood education, disciplined by the law of Guidelines and Bases No. 9394/96, and the National curricular parameters for early childhood education, as well as pedagogical studies relating to the proposed discussion. The field study is characterized as applied research, consisting in the proposed activities involving wheels Sung, jokes, songs and children's music in Kindergarten class. Concluded the important contribution of information and communication technologies as an instrument of mediation in child development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License