Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Mariapt_BR
dc.contributor.authorZanette, Tássiapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:50Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134416pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na educação. Para tanto, busca responder à problemática acerca da influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente, de modo a mediar o trabalho com as rodas cantadas, funcionando como ferramenta de suporte cognitivo e ludicidade para as crianças. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo aponta conclusões acerca de como as brincadeiras cantadas são exploradas na escola, como essas atividades podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, e como as mídias auxiliam nesse processo. O estudo bibliográfico aborda os princípios legislativos que norteiam a Educação Infantil, disciplinados pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, bem como estudos pedagógicos relativos à discussão proposta. O estudo de campo caracteriza-se como pesquisa aplicada, consistindo na proposta de atividades envolvendo rodas cantadas, brincadeiras, cantigas infantis e música em turma de Educação Infantil. Conclui-se a importante contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação como instrumento de mediação no desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.description.abstractThe present study deals with the experience of the wheels on early childhood education, Sung in a contemporary context characterized, mainly, by the technological development and the need to use these resources in education. To this end, it seeks to respond to the problems about the influence of information and communication technologies in teaching practice, in order to facilitate the work with the wheels Sung, working as a tool of cognitive support and playfulness to the children. Thus, by means of bibliographical research and field, this study points to conclusions about how the games are operated in the school, Sung as these activities can assist in the development of learning, and how the media help in this process. The bibliographical study addresses the legislative principles that guide to early childhood education, disciplined by the law of Guidelines and Bases No. 9394/96, and the National curricular parameters for early childhood education, as well as pedagogical studies relating to the proposed discussion. The field study is characterized as applied research, consisting in the proposed activities involving wheels Sung, jokes, songs and children's music in Kindergarten class. Concluded the important contribution of information and communication technologies as an instrument of mediation in child development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectWheels sungen
dc.subjectCantiga de rodapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleRodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeWheels sung and information and communication technologies : report of a teaching practice in early childhood educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986762pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples