Área e perímetro de figuras planas : explorando construções dinâmicas com GeoGebra
dc.contributor.advisor | Lenzi, Giovana da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Kich, Deise Tatiane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134122 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como foco o ensino dos conceitos de perímetro e área no 7º ano do ensino fundamental, a partir de proposta com uso de um software de Geometria Dinâmica, o GeoGebra. O principal objetivo do estudo é analisar se o uso de tecnologias digitais facilita a compreensão e a relação dos conceitos de perímetro e área e observar se a construção, a observação e a experimentação de figuras dinâmicas permite a análise de invariantes e padrões que possibilitem calcular área e perímetro de figuras planas diversas. Baseada na metodologia de Engenharia Didática foi criada uma sequência didática para que estes objetivos pudessem ser alcançados. A análise dos dados mostrou que o uso do GeoGebra facilitou a compreensão dos conceitos de perímetro e área e a observação e exploração das figuras dinâmicas permitiu que os alunos pudessem construir de forma correta e expressiva as fórmulas de cálculo de área e de perímetro de figuras planas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Representação gráfica | pt_BR |
dc.title | Área e perímetro de figuras planas : explorando construções dinâmicas com GeoGebra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000983908 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
