Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLenzi, Giovana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorKich, Deise Tatianept_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134122pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como foco o ensino dos conceitos de perímetro e área no 7º ano do ensino fundamental, a partir de proposta com uso de um software de Geometria Dinâmica, o GeoGebra. O principal objetivo do estudo é analisar se o uso de tecnologias digitais facilita a compreensão e a relação dos conceitos de perímetro e área e observar se a construção, a observação e a experimentação de figuras dinâmicas permite a análise de invariantes e padrões que possibilitem calcular área e perímetro de figuras planas diversas. Baseada na metodologia de Engenharia Didática foi criada uma sequência didática para que estes objetivos pudessem ser alcançados. A análise dos dados mostrou que o uso do GeoGebra facilitou a compreensão dos conceitos de perímetro e área e a observação e exploração das figuras dinâmicas permitiu que os alunos pudessem construir de forma correta e expressiva as fórmulas de cálculo de área e de perímetro de figuras planas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectRepresentação gráficapt_BR
dc.titleÁrea e perímetro de figuras planas : explorando construções dinâmicas com GeoGebrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples