Medo da violência e possíveis limitações entre docentes e discentes da EJA
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas d ...
Este trabalho tem como tema o medo na forma como se apresenta entre professores(as) e alunos(as) de uma escola pública de ensino fundamental, em turma de EJA, turno da noite. Teve como inspiração fatos observados neste espaço de educação entre docentes e discentes durante período de observações e práticas em sala de aula ao longo do primeiro semestre de 2015. Trata-se de pesquisa qualitativa, que tem como fonte de dados questionários e entrevistas realizadas com duas professoras e duas alunas desta escola, como também informações registradas em diário de campo do estágio curricular na mesma escola com turma de Totalidades 3. Foi escolhido Paulo Freire como fundamento teórico principal, por ter sido um professor que conviveu como o medo durante sua trajetória de educador e também por ser importante referência na EJA. O objetivo deste trabalho consiste em refletir se os medos mais evidentes, que fazem parte da vida escolar nesta instituição, poderiam estar limitando o desempenho de professores e aprendizado de alunos ou não. Analisando as respostas dos questionários e entrevistas foi possível confirmar que o medo, principalmente da violência, pode causar transtornos no trabalho dos docentes e no aprendizado dos discentes. Sendo esta uma pesquisa de pequeno alcance, fica a sugestão de outros estudos sob outros olhares, que poderão trazer conhecimentos e contribuições no sentido de atitudes pontuais como soluções para resguardo dos atores desses espaços de educação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License