Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto A ...
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto Alegre a partir da perspectiva dos alunos e professores envolvidos nas atividades pedagógicas, através de registros de diário de campo, entrevista semiestruturada e triangulação de dados (YIN, 2005). Para isto abordamos alguns autores como Rangel (2014) que discute a formação musical no currículo da EJA, assim como o que falam as políticas públicas sobre o assunto (CNE,CEB/2000), a questão do ludicidade em turmas de EJA através de Ludwig (2014), Huizinga (2000) sobre a questão do jogo, neste caso musical, alguns autores específicos da área da música como Maffioletti e Cuervo (2015) que discutem o conceito do ser musical, e outros como Sacks (2007) e ainda Schaefer (1977). Além disto, esta pesquisa discute alguns exemplos de práticas pedagógicas feitas na instituição durante o período de estágio obrigatório da universidade, através de uma reflexão teórico-prática, a relação da música com as propostas pedagógicas, se é viável ou não o uso do conhecimento musical além da interpretação e reflexão sobre a letra ou de um ritmo regional específico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License