Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Chemelo, Everton Dorneles | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T02:05:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133618 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da música na prática pedagógica da EJA. Para isso reflete sobre a formação musical em seus diferentes aspectos: o que sugere a proposta de formação do Estado, a educação musical na formação inicial docente e na formação discente, em específico em turmas de EJA, e suas implicações na dinâmica pedagógica desta modalidade de ensino. O estudo apoia-se numa abordagem qualitativa e realizou-se em uma escola da rede municipal de Porto Alegre a partir da perspectiva dos alunos e professores envolvidos nas atividades pedagógicas, através de registros de diário de campo, entrevista semiestruturada e triangulação de dados (YIN, 2005). Para isto abordamos alguns autores como Rangel (2014) que discute a formação musical no currículo da EJA, assim como o que falam as políticas públicas sobre o assunto (CNE,CEB/2000), a questão do ludicidade em turmas de EJA através de Ludwig (2014), Huizinga (2000) sobre a questão do jogo, neste caso musical, alguns autores específicos da área da música como Maffioletti e Cuervo (2015) que discutem o conceito do ser musical, e outros como Sacks (2007) e ainda Schaefer (1977). Além disto, esta pesquisa discute alguns exemplos de práticas pedagógicas feitas na instituição durante o período de estágio obrigatório da universidade, através de uma reflexão teórico-prática, a relação da música com as propostas pedagógicas, se é viável ou não o uso do conhecimento musical além da interpretação e reflexão sobre a letra ou de um ritmo regional específico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Importância da Música na prática pedagógica na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985090 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)