A língua portuguesa na sociedade Kaingang : um estudo na Terra Indígena Serrinha, RS
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A partir da educação escolar indígena e da escola específica e diferenciada mostro e trago tensões a respeito do aprendizado da língua portuguesa para falantes da língua kaingang. Para isso, desenvolvo um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de quarto ano de uma Escola Estadual Indígena do norte do estado do Rio Grande do Sul. A produção dos dados foi a partir das observações, entrevistas semiestrutura com os alunos, vivências na comunidade, conversas com pais e membros da alde ...
A partir da educação escolar indígena e da escola específica e diferenciada mostro e trago tensões a respeito do aprendizado da língua portuguesa para falantes da língua kaingang. Para isso, desenvolvo um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de quarto ano de uma Escola Estadual Indígena do norte do estado do Rio Grande do Sul. A produção dos dados foi a partir das observações, entrevistas semiestrutura com os alunos, vivências na comunidade, conversas com pais e membros da aldeia. Isso consistiu registro no diário do campo e gravações das conversações dos sujeitos da pesquisa. A recorrência das dificuldades de aprendizagem da segunda língua é uma situação que abrange toda a comunidade da aldeia em que se desenrolou este estudo. As análises permitiram entender melhor como a língua é vista nesta sociedade e como a significam para suas vidas. Também possibilita identificar e compreender os diferentes significados e meios de aprendizagem da língua portuguesa pela turma. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License