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dc.contributor.advisorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorMello, Josias Loureiro dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-09T02:06:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133499pt_BR
dc.description.abstractA partir da educação escolar indígena e da escola específica e diferenciada mostro e trago tensões a respeito do aprendizado da língua portuguesa para falantes da língua kaingang. Para isso, desenvolvo um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de quarto ano de uma Escola Estadual Indígena do norte do estado do Rio Grande do Sul. A produção dos dados foi a partir das observações, entrevistas semiestrutura com os alunos, vivências na comunidade, conversas com pais e membros da aldeia. Isso consistiu registro no diário do campo e gravações das conversações dos sujeitos da pesquisa. A recorrência das dificuldades de aprendizagem da segunda língua é uma situação que abrange toda a comunidade da aldeia em que se desenrolou este estudo. As análises permitiram entender melhor como a língua é vista nesta sociedade e como a significam para suas vidas. Também possibilita identificar e compreender os diferentes significados e meios de aprendizagem da língua portuguesa pela turma.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleA língua portuguesa na sociedade Kaingang : um estudo na Terra Indígena Serrinha, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985145pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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