Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVeit, Maria Helena Deganipt_BR
dc.contributor.authorKlovan, Cristiane Figueirópt_BR
dc.date.accessioned2008-07-03T04:11:52Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13285pt_BR
dc.description.abstractDepois de transcorrida mais de uma década da implantação do Ensino por Ciclos de Formação (ECF) em Porto Alegre, este estudo pretende rever os princípios originários dessa política educacional, efetuando uma análise das perspectivas de ensino de seis professores entrevistados, quanto a currículo, a prática pedagógica e a avaliação do conhecimento educacional comparando dois períodos distintos – o da implantação do ECF e o atual. A análise fundamentou-se nos conceitos de classificação e de enquadramento do sociólogo Basil Bernstein e apontou a atual aproximação do currículo das escolas investigadas a um “código de coleção”, em oposição ao “código de integração” existente nos momentos iniciais da implementação da referida política educacional. Por sua vez, as práticas pedagógicas dos professores entrevistados e a avaliação do conhecimento educacional por eles realizada, permanecem, predominantemente, com características inerentes às pedagogias invisíveis. Aponta-se, no presente, a possibilidade de retenção dos alunos, ao final de cada ciclo, que se constitui como um movimento, realizado pela mantenedora, contrário às diretrizes estabelecidas para o ECF em Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractFollowing nearly a decade of the implementation of the Teaching through Formation Cycles (Ensino por Ciclos de Formação - ECF) in Porto Alegre, the present study aims at reviewing the original principles of such educational policy, through performing the analysis of the teaching perspectives applied by six teachers who have been interviewed, regarding curriculum, pedagogic practices and the assessment of the educational knowledge. Such analysis has been performed through the comparison of two distinct periods of time – the time at the implementation of the EFC and the current moment. The analysis was founded on the classification and framing concepts by the sociologist Basil Bernstein and it has pointed out that the curriculum applied in the schools under research shows a proximity trend towards a “collection code” as opposed to an “integration code” that was present in the initial moments of the implementation of said educational policy. The pedagogical practices used by the teachers that have been interviewed, together with the assessment of the educational knowledge performed still consist, basically, of the intrinsic characteristics of the invisible pedagogies. It has been noted that, currently, there is the possibility of the student’s retention at the end of each cycle, possibility that has been identified as a movement performed by the administrative founding agency and that is contrary to the guidelines established for the ECF in Porto Alegre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching through Formation Cyclesen
dc.subjectEnsino por ciclospt_BR
dc.subjectMunicipal public teachingen
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectPorto Alegreen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectBernsteinen
dc.subjectBasilen
dc.titlePerspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000642749pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples