Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorMello, Marlos Tadeu Bezerra dept_BR
dc.date.accessioned2015-12-12T02:40:21Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131047pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação descreve os testes psicológicos mencionados nos textos pedagógicos publicados na Revista do Ensino, entre os anos de 1939 e 1971, e no Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais, entre os anos de 1947 e 1966, ambos produzidos no Rio Grande do Sul. A análise histórica a partir da leitura atenta dos documentos permitiu a identificação e a descrição dos testes veiculados nos periódicos. O enfoque temático central desta pesquisa encontra-se na segunda parte deste trabalho, privilegiando a descrição dos testes, seus objetivos, seus modos de aplicação, correção e significação. O estudo argumenta, na sua primeira parte, que as ideias psicológicas dos testes já se encontravam presentes nos primeiros textos analisados, ainda que de forma simplificada e conectada intimamente aos saberes da medicina social, da psicologia experimental, da educação dos excepcionais e da higiene mental. No período examinado, os Testes ABC de Lourenço Filho e o Teste da Figura Humana de Florence Goodenough se destacaram como os instrumentos mais citados nos periódicos. A presente dissertação inclui-se entre os esforços que apontam a presença e a circulação dos testes psicológicos na esfera da escolarização no Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation aims to describe the psychological tests mentioned in the pedagogical texts that have been published in the Revista do Ensino, between the years of 1939 end 1971, and in the Boletim de Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais, between the years of 1947 and 1966, both of them produced in Rio Grande do Sul. The historical analysis based on the attentive reading of the documents allowed do identify and describe the tests that have been published in the periodicals. The thematical focus of this research is displayed in the second part of this work, showing primarily the description of the tests, their aims, their possible ways of application, correction and sigification. The study argues, in his first part, that the psychological ideas of the tests are already found in the first analysed texts, even if in a simplified way and deeply conected with the knowledges of social medicine, of experimental psychology, of the education of the exceptional individuals and of mental care. In the examinated period, the Testes ABC of Lourenço Filho and the Teste da Figura Humana of Florence Goodenough have been the most mentioned in the periodicals. The present dissertation is included among the efforts of trying to indicate the presence and the circulation of the psychological tests in the scope of education in Rio Grande do Sul.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychological testsen
dc.subjectTestes psicológicospt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPedagogical pressen
dc.subjectRevista da Ensinoen
dc.subjectBoletim do CPOEen
dc.titleTestes psicológicos, crianças e escolarização no Rio Grande do Sul (1940-1966)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979846pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples