Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVicari, Rosa Mariapt_BR
dc.contributor.authorCarlette, Regina Céliapt_BR
dc.date.accessioned2008-06-10T04:13:08Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13080pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação aborda um projeto criado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) relacionado ao processo ensino-aprendizagem: “Aprender com Prazer”. Essa experiência foi aplicada por duas professoras multiplicadoras dessa instituição, que foi fundada para viabilizar a ação do ProInfo – Programa de Informática na Educação – de preparar as escolas para utilizarem várias tecnologias e mídias como recurso didático, sugerindo a aplicação de uma pedagogia motivadora: a pedagogia de projetos. Essa pedagogia privilegia a construção do conhecimento a partir do interesse dos alunos, e os computadores, dentre outras mídias, eram usados como agentes no intuito de obter autonomia – o nosso ponto de chegada. Repensar a educação partindo da inserção de tecnologias e mídias - tanto de forma síncrona como assíncrona - bem como sugeri-las como um diferencial na prática pedagógica – seja na utilização de softwares educacionais como também ambiente de aprendizagem virtual e-ProInfo – eram propostas iniciais de nosso trabalho. Demonstraremos cada passo da evolução do curso: da abertura das inscrições até as conclusões alcançadas pelo grupo, enfocando estratégias, técnicas, teorias, atividades desenvolvidas e a atividade final apresentada pelos alunos para obtenção do certificado de conclusão. Destacaremos os critérios utilizados para evidenciar o desenvolvimento dos alunos na obtenção da autonomia, relacionado ao uso pedagógico do computador, suas dificuldades, seus avanços, os momentos de exigências de feedback e a avaliação final que pudesse demonstrar como é possível aprender a usar o computador e, ao mesmo tempo, repensar a prática pedagógica, evidenciando a importância da inserção das mídias para a melhoria da educação.pt_BR
dc.description.abstractThe present work reports an experience about a teaching-learning process named “Aprender com Prazer” (learning with pleasure). This project aimed to enable both teaching and administrative teams from Brazilian public schools to use technologies and medias as resources in the educational practice. “Aprender com Prazer” was created by the Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – educational technology nucleus - and applied by two multiplier teachers – teachers whose goal is to disseminate computer science into the pedagogy in the classroom, suggesting the application of a motivating pedagogy: the project method. This pedagogy is focused on the construction of knowledge from the students’ interests, and the computer, amongst other medias, is used as means to achieve their autonomy. Rethinking education from the insertion of technologies and medias as well as proposing them as differential in the pedagogical practice were the initial goals of this work. Every step of this experience is presented: from registration to the conclusions reached, focusing on developed strategies, techniques, theories, activities, and the final activity presented by the students in order to own their conclusion certificate. Within this process, some aspects are underlined in this paper, such as: the criteria used to accentuate the autonomy development of the students; difficulties and achievements concerned to the pedagogical use of the computer; and a final assessment demonstrating that it is possible to learn how use the computer rethinking the pedagogical practice, emphasizing the importance of the insertion of medias for the improvement of the educational system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.titleConstrutivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000634210pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples