Listar Multidisciplinario por autor "Tauceda, Karen Cavalcanti"
Mostrando ítems 1-15 de 15
-
Aprendizagem baseada em projetos no ensino de física : uma proposta de website como recurso potencialmente significativo no estudo de acústica
Rizzo, Adrian Luiz (2022) [Tesis de maestría]Não é incomum identificar na literatura de Ensino de Ciências duras críticas às metodologias que não estimulam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Elas normalmente são avaliadas como não efetivas frente ... -
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
Tauceda, Karen Cavalcanti (2009) [Tesis de maestría]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
Schollert, Milene Matos (2023) [Tesis de maestría]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
O contexto escolar e as situações de ensino em ciências : interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais
Tauceda, Karen Cavalcanti (2014) [Tesis]A presente pesquisa versa sobre o aprender a aprender dos diferentes sujeitos/atores em situações de ensino problematizadoras e diversificadas, produzidas na dinâmica do contexto escolar. A aprendizagem, neste estudo, é ... -
A educação ambiental crítica na formação inicial do professor de Química : um diagnóstico das universidades públicas do nordeste brasileiro
Silva, Norma Nancy Emanuelle Silverio da (2023) [Tesis]No cenário de múltiplas tendências político-pedagógicas na Educação Ambiental – EA, das incertezas e fragilidades provocadas pela velocidade dos acontecimentos e indicadores de gravidade da crise socioambiental, questionamos: ... -
O ensino de ciências e biologia e a sala de aula invertida : uma tendência contemporânea
Oliveira, Márcia Alexsandra Rodrigues de (2019) [Tesis de maestría]A pesquisa propõe que aspectos da “Sala de Aula Invertida”, podem impulsionar outras metodologias diferenciadas, pois poderá possibilitar uma “escuta sensível”, a “reflexão-ação” e a “aprendizagem significativa”. A pesquisa ... -
Implementação de metodologias ativas : aprendizagem baseada em projetos em aulas de física sobre acústica no ensino médio à luz dos campos conceituais
Araujo, Ramón Vieira (2019) [Tesis de maestría]Percebendo a dificuldade dos estudantes nos tópicos de ondulatória e, principalmente, no estudo das ondas sonoras em tubos abertos, foi pensada a realização de uma sequência didática que abordasse o tema utilizando como ... -
Investigando a epistemologia e a didática das Ciências : discussões necessárias para a compreensão do fazer pedagógico do professor de Ciências
Scheffer, Fabiana de Mello (2023) [Tesis de maestría]A maneira como o conteúdo curricular de ciências é apresentado enquanto objeto de ensino, estabelece uma reflexão epistemológica, que, na urgência das discussões do fazer pedagógico do professor, deve estar impressa nas ... -
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
Bastos, Alexandre Gatelli (2020) [Tesis de maestría]Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de ... -
Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
Sousa, Diana Clementino de Oliveira (2020) [Tesis de maestría]A educação básica é uma fase importante na preparação do educando para a interação com o mundo que o cerca, afirma-se que o ensino de Ciências nessa fase deve oportunizar momentos em que seja possível aos educandos construir ... -
Proposta de ferramentas para o ensino de física para alunos de inclusão com déficit cognitivo
Rodrigues, Giovani Ritta (2022) [Tesis de maestría]A inclusão de alunos com algum tipo de necessidade especial tem figurado como um dos maiores desafios para os professores em sala de aula regular. A inclusão do estudante ainda não é efetiva na maioria das escolas tanto ... -
Proposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimento
Bairros, Andersson Geraldo (2019) [Tesis de maestría]O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica ... -
O RPG como uma abordagem investigativa para o ensino de física moderna e contemporânea ao longo do Ensino Médio
Buffon, Fábio (2021) [Tesis de maestría]A sociedade mudou e as conexões tecnológicas revolucionaram o modo de vida das pessoas. A pós-modernidade é uma realidade e os jovens estudantes, nativos digitais, estão expostos a um universo de informações que chegam a ... -
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
Staub Junior, Carlos Roberto (2019) [Tesis de maestría]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, ... -
Teoria e prática : interações e possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Ciências na perspectiva da aprendizagem significativa
Pascual, Deise Fernandes Hoffmann (2023) [Tesis de maestría]O ensino das ciências da natureza passou a ser visto de forma separada, sendo dividido em disciplinas, com o intuito de atender as demandas do avanço tecnológico e da globalização mundial em crescente desenvolvimento. Essa ...