Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorCapra, Carmen Lúciapt_BR
dc.date.accessioned2008-05-10T04:12:38Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12854pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação alia-se às discussões contemporâneas da arte/educação, entendendo o professor como produto e produtor de significados por meio de sua experiência estética. Propõe uma compreensão de como o professor articula as suas experiências estéticas com a docência em artes visuais, através de estudo de caso – seis professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS – e abordagem qualitativa. Fundamenta-se teoricamente na reflexão sobre os pensamentos moderno e pós-moderno na arte, na educação e no ensino de arte, considerando ainda os conceitos de experiência e de experiência estética. A pesquisa evidencia, em seu desenvolvimento, que o ensino contemporâneo de artes visuais constitui-se, de forma heterogênea, tanto de aspectos da pós-modernidade como da modernidade, assinalando que a experiência estética docente tem potencial para atuar positivamente na construção do conhecimento artístico na escola em consonância com a complexidade do mundo atual.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation joins with the contemporary discussions of art/education understanding the teacher as the product and the producer of meanings by its own aesthetic experiences. Propose a comprehension of how the teacher articulates its aesthetic experiences with the visual arts teaching through case study – six teachers from Municipal Education System of Caxias do Sul - RS – and qualitative approach. It substantiates itself theoretically in the reflection about modern and post-modern thoughts in the art, education and art/education, also considering the conceptions of experience and aesthetic experiences. In its development the research evidences that the contemporary teaching of visual arts constitutes itself, in heterogeneous form, both post moderns and moderns’ aspects, remarking that the teacher’s aesthetic experience has the potential to act positively in the building of artistic knowledge in the school in consonance with the complexity of the nowadays world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching the visual artsen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAesthetic experienceen
dc.subjectTeacher practiceen
dc.titleEnsino de artes visuais : experiência estética e prática docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRossi, Maria Helena Wagnerpt_BR
dc.identifier.nrb000629604pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples