Projeto piloto de implementação de uma ação educacional para mudança de atitude em relação ao uso de serviços de Governo Eletrônico
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho propõe o uso de uma ação educacional sobre Governo Eletrônico, como forma de incentivar e estimular cidadãos para o acesso e utilização dos serviços virtuais e informações disponibilizadas pelo governo. Esta ação educacional consistiu em um curso de natureza informativa e formativa, na modalidade a distância, desenvolvido para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A estrutura do curso, oferece conteúdos explicativos, fóruns de discussão e exercícios que simulam as atividades ...
Este trabalho propõe o uso de uma ação educacional sobre Governo Eletrônico, como forma de incentivar e estimular cidadãos para o acesso e utilização dos serviços virtuais e informações disponibilizadas pelo governo. Esta ação educacional consistiu em um curso de natureza informativa e formativa, na modalidade a distância, desenvolvido para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A estrutura do curso, oferece conteúdos explicativos, fóruns de discussão e exercícios que simulam as atividades cotidianas dos indivíduos que buscam acesso a esses serviços. As atividades oferecidas pelo curso foram: [1] situações específicas de interação entre aluno e tutor e entre alunos e alunos; [2] situações de compartilhamento de experiências pessoais entre os alunos, e; [3] situações que refletem o cotidiano dos participantes. Os principais fundamentos teóricos da pesquisa se situaram no domínio das teorias relativas ao sócio-interacionismo de Vygotsky, a cognição situada de Lave e à aprendizagem experiencial de Kolb. O curso foi aplicado a um grupo de alunos, cujas respostas a perguntas e registros de participação constituíram os elementos de análise. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo referem-se à pesquisa de natureza quantitativa, mas também qualitativa. Com base na pesquisa realizada, constatou-se que o curso é capaz de oferecer conhecimentos sobre a internet e os serviços ali disponíveis, em especial aqueles oferecidos pelo governo, promovendo maior interação entre cidadãos e governos das diferentes esferas governamentais. Os alunos ao final do curso conheceram e reconheceram estes serviços e puderam se apropriar dos conhecimentos proporcionados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License