Projeto piloto de implementação de uma ação educacional para mudança de atitude em relação ao uso de serviços de Governo Eletrônico
dc.contributor.advisor | Klering, Luis Roque | pt_BR |
dc.contributor.author | Fraga, Regina Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-10-01T02:37:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/127311 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe o uso de uma ação educacional sobre Governo Eletrônico, como forma de incentivar e estimular cidadãos para o acesso e utilização dos serviços virtuais e informações disponibilizadas pelo governo. Esta ação educacional consistiu em um curso de natureza informativa e formativa, na modalidade a distância, desenvolvido para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A estrutura do curso, oferece conteúdos explicativos, fóruns de discussão e exercícios que simulam as atividades cotidianas dos indivíduos que buscam acesso a esses serviços. As atividades oferecidas pelo curso foram: [1] situações específicas de interação entre aluno e tutor e entre alunos e alunos; [2] situações de compartilhamento de experiências pessoais entre os alunos, e; [3] situações que refletem o cotidiano dos participantes. Os principais fundamentos teóricos da pesquisa se situaram no domínio das teorias relativas ao sócio-interacionismo de Vygotsky, a cognição situada de Lave e à aprendizagem experiencial de Kolb. O curso foi aplicado a um grupo de alunos, cujas respostas a perguntas e registros de participação constituíram os elementos de análise. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo referem-se à pesquisa de natureza quantitativa, mas também qualitativa. Com base na pesquisa realizada, constatou-se que o curso é capaz de oferecer conhecimentos sobre a internet e os serviços ali disponíveis, em especial aqueles oferecidos pelo governo, promovendo maior interação entre cidadãos e governos das diferentes esferas governamentais. Os alunos ao final do curso conheceram e reconheceram estes serviços e puderam se apropriar dos conhecimentos proporcionados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Governo eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Ação educativa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Projeto piloto de implementação de uma ação educacional para mudança de atitude em relação ao uso de serviços de Governo Eletrônico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000969657 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO | pt_BR |
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Ciências Sociais Aplicadas (3515)