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dc.contributor.advisorKlering, Luis Roquept_BR
dc.contributor.authorFraga, Regina Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2015-10-01T02:37:20Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127311pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe o uso de uma ação educacional sobre Governo Eletrônico, como forma de incentivar e estimular cidadãos para o acesso e utilização dos serviços virtuais e informações disponibilizadas pelo governo. Esta ação educacional consistiu em um curso de natureza informativa e formativa, na modalidade a distância, desenvolvido para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A estrutura do curso, oferece conteúdos explicativos, fóruns de discussão e exercícios que simulam as atividades cotidianas dos indivíduos que buscam acesso a esses serviços. As atividades oferecidas pelo curso foram: [1] situações específicas de interação entre aluno e tutor e entre alunos e alunos; [2] situações de compartilhamento de experiências pessoais entre os alunos, e; [3] situações que refletem o cotidiano dos participantes. Os principais fundamentos teóricos da pesquisa se situaram no domínio das teorias relativas ao sócio-interacionismo de Vygotsky, a cognição situada de Lave e à aprendizagem experiencial de Kolb. O curso foi aplicado a um grupo de alunos, cujas respostas a perguntas e registros de participação constituíram os elementos de análise. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo referem-se à pesquisa de natureza quantitativa, mas também qualitativa. Com base na pesquisa realizada, constatou-se que o curso é capaz de oferecer conhecimentos sobre a internet e os serviços ali disponíveis, em especial aqueles oferecidos pelo governo, promovendo maior interação entre cidadãos e governos das diferentes esferas governamentais. Os alunos ao final do curso conheceram e reconheceram estes serviços e puderam se apropriar dos conhecimentos proporcionados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGoverno eletrônicopt_BR
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleProjeto piloto de implementação de uma ação educacional para mudança de atitude em relação ao uso de serviços de Governo Eletrônicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000969657pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPROpt_BR


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