Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana
Visualizar/abrir
Data
2005Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A assistência pré-natal tem sido alvo de muitas discussões e avaliações em todo sistema de saúde pública nacional, tendo como referência o SUS, pois os dados de mortes neonatais e perinatais ainda são relevantes em nosso país. Diante deste tema tão importante, o presente trabalho vem retratar a opinião das dez gestantes, que participaram dos serviços de atendimento pré-natal, no mês de março de 2005, no posto de Saúde Centro, do município de Sertão Santana. Foi utilizado um estudo exploratório, ...
A assistência pré-natal tem sido alvo de muitas discussões e avaliações em todo sistema de saúde pública nacional, tendo como referência o SUS, pois os dados de mortes neonatais e perinatais ainda são relevantes em nosso país. Diante deste tema tão importante, o presente trabalho vem retratar a opinião das dez gestantes, que participaram dos serviços de atendimento pré-natal, no mês de março de 2005, no posto de Saúde Centro, do município de Sertão Santana. Foi utilizado um estudo exploratório, dentro da pesquisa qualitativa, onde as falas das entrevistadas foram transcritas e orientadas por um roteiro. Para desvendar estas questões tratamos de diversos temas, como o conceito de satisfação, humanização, avaliação, acesso, acolhimento e qualidade. A partir destas concepções procuramos desvendar quais as dificuldades encontradas pelas gestantes e o que estas enfrentavam quanto aos encaminhamentos dados pelo médico e/ou equipe de profissionais. Diante da avaliação da satisfação das usuárias, de acordo com seus conhecimentos, procuramos revelar os serviços existentes e aqueles que ainda estão precários, juntamente discutimos o ideal e a realidade, propusemos alternativas e sugestões para a melhoria dos serviços. As gestantes se mostraram satisfeitas com o serviço prestado, de uma forma geral, pois achado que é semelhante ao de outros estudos de satisfação, mas observou-se uma insatisfação quanto a demora para marcação do exame de ecografias, onde buscamos também propostas de solução para esta questão e as demais que apareceram. Surgiram necessidades de um grupo de gestantes, de um espaço onde pudessem proporcionar a troca de experiências, sentimentos e o aprendizado entre elas. Na perspectiva de qualificar o serviço de atendimento pré-natal e para que estas propostas se concretizem, precisamos trabalhar juntamente com a equipe de profissionais e gestores, com capacitações técnicas e através de envolvimento com a comunidade, que é a população beneficiada. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License