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dc.contributor.advisorStenzel, Ana Cecilia Bastospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Luciane Silva dept_BR
dc.date.accessioned2008-03-26T09:21:36Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12357pt_BR
dc.description.abstractA assistência pré-natal tem sido alvo de muitas discussões e avaliações em todo sistema de saúde pública nacional, tendo como referência o SUS, pois os dados de mortes neonatais e perinatais ainda são relevantes em nosso país. Diante deste tema tão importante, o presente trabalho vem retratar a opinião das dez gestantes, que participaram dos serviços de atendimento pré-natal, no mês de março de 2005, no posto de Saúde Centro, do município de Sertão Santana. Foi utilizado um estudo exploratório, dentro da pesquisa qualitativa, onde as falas das entrevistadas foram transcritas e orientadas por um roteiro. Para desvendar estas questões tratamos de diversos temas, como o conceito de satisfação, humanização, avaliação, acesso, acolhimento e qualidade. A partir destas concepções procuramos desvendar quais as dificuldades encontradas pelas gestantes e o que estas enfrentavam quanto aos encaminhamentos dados pelo médico e/ou equipe de profissionais. Diante da avaliação da satisfação das usuárias, de acordo com seus conhecimentos, procuramos revelar os serviços existentes e aqueles que ainda estão precários, juntamente discutimos o ideal e a realidade, propusemos alternativas e sugestões para a melhoria dos serviços. As gestantes se mostraram satisfeitas com o serviço prestado, de uma forma geral, pois achado que é semelhante ao de outros estudos de satisfação, mas observou-se uma insatisfação quanto a demora para marcação do exame de ecografias, onde buscamos também propostas de solução para esta questão e as demais que apareceram. Surgiram necessidades de um grupo de gestantes, de um espaço onde pudessem proporcionar a troca de experiências, sentimentos e o aprendizado entre elas. Na perspectiva de qualificar o serviço de atendimento pré-natal e para que estas propostas se concretizem, precisamos trabalhar juntamente com a equipe de profissionais e gestores, com capacitações técnicas e através de envolvimento com a comunidade, que é a população beneficiada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão : Saúdept_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.titleSatisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000480821pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão em Saúdept_BR


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