• Como estudantes do ensino fundamental distinguem entre substantivos concretos e abstratos? 

      Mendes, Vera Regina Pinto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva verificar como estudantes da 5ª, da 6ª e da 7ª séries do Ensino Fundamental diferenciam entre substantivos concretos e abstratos. Para tanto, apresentamos a classificação proposta pelas gramáticas ...
    • Um estudo sobre a formação lexical com os sufixos -ista, -ismo, -ístico 

      Lopes, Patrícia Albertina (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      “O estudo sobre a formação lexical” constitui uma investigação que busca identificar características morfológicas da existência dos sufixos -ista, -ismo e -ístico concebida por Houaiss. Para as considerações gramáticas ...
    • O infinitivo flexionado : uma questão gramatical ou estilística 

      Silva, Vivian da (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem o objetivo de refletir e analisar uma das mais controvertidas questões da língua portuguesa, o emprego do infinitivo flexionado. Para isso, realizou-se um estudo de diferentes gramáticas tradicionais, ...
    • O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental 

      Corrêa, Renata Rodrigues (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ...
    • O papel da recomposição na formação de novas palavras 

      Mirapalhete, Marcio Rodrigues (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esse trabalho tem como objetivo discutir os fenômenos de formação de palavras na língua portuguesa, em especial, a recomposição. Para isso, foi aplicado um exercício a alunos da rede pública de ensino, com intuito de ...
    • Prefixos e sufixos gregos e latinos : uma proposta de ensino 

      Timm, Camila (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho é abordar a importância de se estudar os afixos gregos e latinos nas aulas de língua portuguesa, para isso é apresentada uma proposta metodológica com o intuito de ajudar o professor a estimular ...
    • Uma análise sobre as expressões cristalizadas em canções de diferentes épocas 

      Pereira, Edileni Moraes (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por finalidade o estudo das Unidades Lexicais Complexas, introduzidas por compositores de samba, interpretados pelos cantores Lupicínio Rodrigues e Zeca Pagodinho e pela banda Fundo de Quintal, ...
    • Um estudo acerca da classe de palavras conjunção no português brasileiro 

      Secco, Anilore Fátima (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho insere-se nos estudos morfológicos e visa a investigar a definição e a classificação da classe de palavras conjunção no Português Brasileiro. Para tal, contraporemos aos estudos gramaticais tradicionais ...
    • O estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbach 

      Vieira, Leandro Rocha (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, uma descrição de ocorrências linguísticas relacionadas ao emprego de tempos verbais em português. Para tanto, iremos considerar o constructo desenvolvido por ...
    • Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar 

      Souza, Gabrielle Perotto de (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos ...
    • Considerações acerca do tratamento dos advérbios formados com o sufixo -mente em livros didáticos 

      Rodrigues, Leandro Turelly (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo principal investigar o tratamento dedicado aos advérbios em –mente nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, evidenciando que o sufixo –mente pode fornecer aos advérbios características ...
    • A marca da intencionalidade através dos advérbios de base nominal 

      Cuty, Jerusa Alves (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo analisa a utilização dos advérbios de base nominal como índices de intencionalidade em redações de alunos de terceiro ano do Ensino Médio em duas escolas de Porto Alegre (uma da rede pública e outra da rede ...
    • O que os alunos sabem sobre “Coesão”? 

      Etzberger, Márcia Maria (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ...
    • A formação do feminino do substantivo : diversos olhares 

      Reichert, Ivani Muller (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste estudo, analisamos a categoria gênero quanto ao estatuto morfológico, destacando, inicialmente, a formação do feminino, cotejando os conhecimentos trazidos sob o olhar dos gramáticos e dos linguistas. Em seguida, ...
    • Influência da linguagem oral na escrita 

      Nobre, Lucélia Lopes (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho é abordar a influência da linguagem oral nos textos escritos pelos alunos na sala de aula. Serão analisados alguns textos de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Também serão sugeridas ...
    • Metáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamental 

      Pereira, Ida Marta Rosa (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um conjunto de reflexões acerca do que se denomina nas gramáticas e nos livros didáticos de metáfora e de metonímia, a fim de chamar a atenção de professores de língua ...
    • Uma análise do tratamento da semântica nos livros didáticos 

      Bregagnol, Carla Silva (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva fazer uma análise de um conjunto de livros didáticos de Língua Portuguesa, sobretudo no que respeita à forma como é tratado o conteúdo de semântica constante em tais obras. Para isso, tomaremos como ...
    • As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna 

      Bordin, Dinéia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ...
    • Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor 

      Führ, Mirian (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ...
    • Ensino de língua portuguesa e formação docente 

      Szupszynski, Joseane Cardoso Trelles (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas ...