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    • O papel da recomposição na formação de novas palavras 

      Mirapalhete, Marcio Rodrigues (2011) [Work completion of specialization]
      Esse trabalho tem como objetivo discutir os fenômenos de formação de palavras na língua portuguesa, em especial, a recomposição. Para isso, foi aplicado um exercício a alunos da rede pública de ensino, com intuito de ...
    • Um estudo diacrônico da língua portuguesa a partir de notícias veiculadas em jornal há cem anos - 1911/2011 

      Barzotto, Silvana (2011) [Work completion of specialization]
      O presente trabalho propõe uma contribuição para o ensino da língua portuguesa, no que se refere a sua história e evolução. Conforme Serafim da Silva Neto (1970), “as línguas são resultados de complexa evolução histórica ...
    • O estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbach 

      Vieira, Leandro Rocha (2011) [Work completion of specialization]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, uma descrição de ocorrências linguísticas relacionadas ao emprego de tempos verbais em português. Para tanto, iremos considerar o constructo desenvolvido por ...
    • Sobre a política nacional de inclusão indígena : um estudo sobre a presença do vocabulário tupi no ensino de língua portuguesa 

      Machado, Milene Pinto (2011) [Work completion of specialization]
      Este artigo tem por objetivo mostrar que a influência do vocabulário de origem Tupi está mais presente no léxico da Língua Portuguesa do Brasil (LPB) do que se imagina e verificar, por meio de um pré-diagnóstico, como é ...
    • Subordinação e coordenação do período em redações de ensino médio 

      Jeffman, Michelle Santos (2011) [Work completion of specialization]
      Este trabalho discute aspectos relativos a problemas de estrutura do período encontrados em textos escolares – particularmente, discute os problemas que se referem ao mau emprego dos processos de subordinação e de coordenação. ...
    • A coesão textual 

      Silva, Marta Ivone Souza da (2011) [Work completion of specialization]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta algumas reflexões teóricas, como Os Fundamentos da Linguística Textual, segundo olhares de Ingedore Grunfeld Villaça Koch, Irandé Antunes entre outros pesquisadores do ...
    • Uma análise sobre as expressões cristalizadas em canções de diferentes épocas 

      Pereira, Edileni Moraes (2011) [Work completion of specialization]
      O presente trabalho tem por finalidade o estudo das Unidades Lexicais Complexas, introduzidas por compositores de samba, interpretados pelos cantores Lupicínio Rodrigues e Zeca Pagodinho e pela banda Fundo de Quintal, ...
    • O que os alunos sabem sobre “Coesão”? 

      Etzberger, Márcia Maria (2011) [Work completion of specialization]
      O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ...
    • Como estudantes do ensino fundamental distinguem entre substantivos concretos e abstratos? 

      Mendes, Vera Regina Pinto (2011) [Work completion of specialization]
      Este trabalho objetiva verificar como estudantes da 5ª, da 6ª e da 7ª séries do Ensino Fundamental diferenciam entre substantivos concretos e abstratos. Para tanto, apresentamos a classificação proposta pelas gramáticas ...
    • O infinitivo flexionado : uma questão gramatical ou estilística 

      Silva, Vivian da (2011) [Work completion of specialization]
      O presente artigo tem o objetivo de refletir e analisar uma das mais controvertidas questões da língua portuguesa, o emprego do infinitivo flexionado. Para isso, realizou-se um estudo de diferentes gramáticas tradicionais, ...
    • A importância do lúdico na formação da criança 

      Leal, Dini Keli Barro (2011) [Work completion of specialization]
      Este texto tem como objetivo analisar criticamente a música e a literatura infantil como instrumento de preconceito e mecanismos ilusórios de dominação que advêm de valores sócio-cultural-históricos. A aparente ingenuidade ...
    • Um estudo sobre a formação lexical com os sufixos -ista, -ismo, -ístico 

      Lopes, Patrícia Albertina (2011) [Work completion of specialization]
      “O estudo sobre a formação lexical” constitui uma investigação que busca identificar características morfológicas da existência dos sufixos -ista, -ismo e -ístico concebida por Houaiss. Para as considerações gramáticas ...
    • Um estudo acerca da classe de palavras conjunção no português brasileiro 

      Secco, Anilore Fátima (2011) [Work completion of specialization]
      O presente trabalho insere-se nos estudos morfológicos e visa a investigar a definição e a classificação da classe de palavras conjunção no Português Brasileiro. Para tal, contraporemos aos estudos gramaticais tradicionais ...
    • Metáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamental 

      Pereira, Ida Marta Rosa (2011) [Work completion of specialization]
      Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um conjunto de reflexões acerca do que se denomina nas gramáticas e nos livros didáticos de metáfora e de metonímia, a fim de chamar a atenção de professores de língua ...
    • O reconhecimento do substantivo 

      Maciel, Gloria Honorina Gomes (2011) [Work completion of specialization]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação ...
    • A marca da intencionalidade através dos advérbios de base nominal 

      Cuty, Jerusa Alves (2011) [Work completion of specialization]
      Este artigo analisa a utilização dos advérbios de base nominal como índices de intencionalidade em redações de alunos de terceiro ano do Ensino Médio em duas escolas de Porto Alegre (uma da rede pública e outra da rede ...
    • A flexão de número dos substantivos terminados em -ão : um estudo de caso 

      Kroth, Évilin da Rosa (2012) [Work completion of specialization]
      Este artigo tem como objetivo apresentar um breve relato de um estudo de caso realizado com uma turma da 7ª. Série do Ensino Fundamental. Trata-se de uma tentativa de avaliar se os alunos dessa turma conhecem como se ...
    • O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying 

      Serafin, Bárbara Luzia (2012) [Work completion of specialization]
      Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela ...
    • Uma visão funcional da conjunção 'mas' 

      Oliveira, Valéria Teresinha Farias de (2012) [Work completion of specialization]
      Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (a) refletir sobre as particularidades do articulador textual mas e a sua importância dentro do texto; (b) fazer a análise das abordagens desse articulador em dois livros ...
    • A presença de 'a gente' em gramáticas e livros didáticos : uma reflexão voltada ao ensino de língua portuguesa 

      Costa, Vanderléia (2012) [Work completion of specialization]
      Análise de sete gramáticas e seis livros didáticos acerca do espaço destinado ao termo a gente, bem como uma reflexão e retomada de dados sociolinguísticos a respeito do uso do referido termo em contextos reais de fala, a ...