• As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna 

      Bordin, Dinéia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ...
    • Ensino de língua portuguesa e formação docente 

      Szupszynski, Joseane Cardoso Trelles (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas ...
    • Gênero gramatical : análise de livros didáticos 

      Silva, Geraldine Thomas da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ...
    • Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor 

      Führ, Mirian (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ...
    • Predicativo : integrante ou acessório? 

      Castilhos, Gabriela Soares (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O artigo a seguir questiona o posicionamento do termo oracional - predicativo, sendo do sujeito ou do objeto, nas gramáticas tradicionais. Elas não chegam a um consenso quanto à sua classificação. A pergunta que guiou este ...
    • A flexão de número dos substantivos terminados em -ão : um estudo de caso 

      Kroth, Évilin da Rosa (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem como objetivo apresentar um breve relato de um estudo de caso realizado com uma turma da 7ª. Série do Ensino Fundamental. Trata-se de uma tentativa de avaliar se os alunos dessa turma conhecem como se ...
    • A concorrência das preposições 'a', 'em' e 'para' nos usos do português brasileiro : uma proposta de abordagem no ensino das preposições 

      Martins, Alperi (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo discute a concorrência das preposições a, em e para nas regências dos verbos de direção/movimento e de estado nos usos do português brasileiro. Em razão dessa ocorrência na língua, pretende-se abordar os usos ...
    • Uma visão funcional da conjunção 'mas' 

      Oliveira, Valéria Teresinha Farias de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (a) refletir sobre as particularidades do articulador textual mas e a sua importância dentro do texto; (b) fazer a análise das abordagens desse articulador em dois livros ...
    • O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying 

      Serafin, Bárbara Luzia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela ...
    • Elementos Coesivos 

      Telles, Gabriela (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo relacionar questões relevantes à boa escrita de textos. Desta forma ele trata da coerência e coesão, aspectos da linguística textual que são fundamentais para a estruturação de um texto. ...
    • Uma análise do tratamento da semântica nos livros didáticos 

      Bregagnol, Carla Silva (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva fazer uma análise de um conjunto de livros didáticos de Língua Portuguesa, sobretudo no que respeita à forma como é tratado o conteúdo de semântica constante em tais obras. Para isso, tomaremos como ...
    • Textos jornalísticos no ensino de língua portuguesa : proposta de atividade com elementos coesivos 

      Lukrafka, Tatiany Oleques (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem por objetivo explorar textos jornalísticos para o ensino de língua portuguesa, com o intuito de ampliar seus usos em sala de aula para além das comuns exposições sobre gêneros textuais. Por acreditar que ...
    • Ambiguidade lexical : uma ferramenta na construção dos sentidos 

      Tergolina, Carla Patrícia de Lima Mendes (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Nosso objetivo consiste em observar o tratamento dado à ambiguidade em gramáticas, além de verificarmos o que alguns semanticistas nos têm a dizer sobre esse fenômeno semântico. Para isso, analisamos, além de gramáticas ...
    • Critérios de definição do substantivo 

      Souza, Lindinalva Gonçalves de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem por objetivo analisar os exercícios referentes às classes de palavras propostos nos livros didáticos e discutir a pertinência dos critérios apresentados. Para classificar as palavras é importante levar ...
    • Análise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental 

      Oliveira, Priscilla Freitas de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades ...
    • A influência do dialeto Hunsrückisch na escrita de alunos do ensino médio do município de Paraíso do Sul 

      Gomes, Carina Dorneles (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo objetiva investigar em textos de alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, localizada no município de Paraíso do Sul-RS, casos específicos de erros de escrita que ...
    • A conjunção adversativa 'mas' como mecanismo de coesão em textos escolares 

      Stein, Adeline (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      o presente artigo apresenta um estudo sobre a conjunção adversativa “mas” do ponto de vista da Linguística Textual. Depois de discorrer sobre o que pensam alguns gramáticos e linguistas, são analisados textos escritos por ...
    • Tempos verbais irregulares : uma proposta de exercício 

      Rupp, Luís Eugênio Rolim (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda a temática dos verbos irregulares e tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de exercícios que terão como base as principais contribuições de gramáticos e de linguistas para ...
    • Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula 

      Silva, Gisleine Mello Varreira da (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos ...
    • O gênero masculino nos livros didáticos 

      Christofoli, Gabriela Albano (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a descrição do gênero masculino nos livros didáticos, tendo em vista a existência de dois pontos de vista sobre o fenômeno, quais sejam: masculino como forma não ...