• Alfabetização tecnologica através da construção de blog 

      Millan, Gerson Luiz (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo é resultado de um estudo bibliográfico de um Blog construído por uma aluna do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância, tendo como campo de investigação específico a referida ferramenta. Os fundamentos deste ...
    • Construção do papel do tutor a partir do feedback discente 

      Amaral, Caroline Bohrer do (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho de conclusão de curso trata sobre a importância do feedback dos alunos para a construção do papel de tutor em Educação a Distância (EAD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados ...
    • Cooperação no PEAD sob o ponto de vista do tutor 

      Camargo, Liseane Silveira (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O artigo apresenta um estudo realizado com tutoras do Curso de Pedagogia à Distância (PEAD), oferecido pela UFRGS. O objetivo principal do estudo é conhecer o que as tutoras entendem por cooperação e se consideram que ...
    • O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem e as relações de grupo numa experiência de educação a distância 

      Peixoto, Analissa Scherer (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho teve por objetivo compreender os significados presentes na articulação e realização de um Projeto de Aprendizagem, tanto no âmbito pedagógico quanto psicológico. Para isso, analisamos o processo de ...
    • A Educação a Distância na formação de professores 

      Côrrea, Giselda (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo reflete sobre a trajetória da Educação a Distância – EAD – e aponta o contexto socioeconômico como determinante na estruturação dessa modalidade de ensino. Citam-se aspectos relevantes da legislação na constituição ...
    • “Era uma casa muito engraçada” : relato de experiência de um tutor na residência multiprofissional em saúde mental coletiva 

      Silva, Laerte Antonio e (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      As identidades na contemporaneidade estão em constante processo de transformação, provocando instabilidades e angústias com relação às noções de pertencimento. Considerando esta realidade como ponto de partida, o presente ...
    • Estratégias de Cooperação entre Tutores de Sede do PEAD 

      Severo, Denise (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem como objetivos analisar como os tutores de sede do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, que atuam em dupla ou trio, trabalham a partir do conceito de cooperação e verificar quais as estratégias ...
    • Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga 

      Lindenmeyer, Celi Lutz (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre ...
    • O forum como instrumento de avaliação 

      Caletti, Daniella (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Dentre tantos assuntos discutidos no âmbito educacional, estamos cada vez mais envolvidos com questões que envolvem a Educação a Distância e por conseqüência o uso de ferramentas tecnológicas como suporte ao processo de ...
    • O impacto das vivências no curso de licenciatura em pedagogia a distância - UFRGS na vida de alunas e professoras 

      Nunes, Maura Marques de Souza (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O ingresso no curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, representa uma mudança expressiva na vida das alunas – professoras em exercício no Ensino Fundamental do RS, do estado e ...
    • A interação é fundamental para a qualidade do curso PEAD-UFRGS 

      Stormowski, Marcia Sanocki (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O curso de Pedagogia a Distância da UFRGS promove a inter-relação de conteúdos, a reflexão teórica e a interação entre docentes, tutores e alunos. A teoria piagetiana da aprendizagem está presente na estrutura e no cotidiano ...
    • As intervenções dos tutores nos portifólios de aprendizagem dos alunos 

      Silva, Geny Schwartz da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A intervenção dos tutores, trabalhada e assistida, é fundamental em cursos a distância. Este trabalho mostra a ação da tutoria em um polo de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância a partir dos registros em ...
    • Letramento digital na educação a distância : um estudo do caso 

      Galafassi, Fabiane Flores Penteado (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Pensar uma educação de qualidade, que prepare cidadãos críticos e participativos é pauta frequentemente discutida no contexto mundial. Atores fundamentais do sistema educacional e de um processo educativo de qualidade, a ...
    • Moralidade e autoria na rede : possibilidades de desenvolvimento na educação a distancia 

      Gallego, Andréa Bonetti (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo pesquisou as possibilidades de desenvolvimento moral em adultos a partir da relação com tutores e professores a distância. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, ...
    • Percepção dos alunos sobre a EAD 

      Ceron, Elisabete Bisuti (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo relata a trajetória da Educação a Distância no Brasil, e descreve a história da primeira experiência desenvolvida no Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do ...
    • Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância 

      Martins, Maria Del Carmen Cabrera (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos ...
    • Portifólio de aprendizagem: Construção e reconstrução da caminhada profissional e academica 

      Mota, Luciane de Oliveira Machado (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem como objetivo analisar a construção e a reconstrução da caminhada acadêmica e profissional das alunas-professoras do Curso de Pedagogia à Distância da FACED/UFRGS, por meio do recurso do portfólio de ...
    • Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web 

      Lemos, Cristina Domingues (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Professores em transformação: interatividade e dialogismo na web. Este artigo se propõe a refletir sobre a importância da apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a criação de redes virtuais de aprendizagem ...
    • O rádio na EAD : uma possibilidade de uso no Pólo de Três Cachoeiras do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS 

      Benites, Marco Aurélio dos Santos (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Educação a Distância vem transformando comunidades no aspecto educacional. Por vezes, chega a lugares em que a população se quer sabe como funciona um computador. Mas isto não é problema, pois os projetos nesta área são ...
    • Robô de conversação aplicado a educação a distância como tutor inteligente 

      Corrêa, Abel (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo a análise de técnicas de inteligência artificial para aplicação na área da educação, mais precisamente na área de tutoria com o uso de tutores inteligentes na forma de robôs de conversação ...