Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga

Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre acreditam que um curso de EAD possa ter a mesma qualidade ou qualidade semelhante a de um curso presencial. Esta pesquisa parte da pergunta As expectativas de início de curso dos alunos do PEAD estão se confirmando no decorrer do mesmo? Apresenta as expectativas de um grupo de tr ...
A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre acreditam que um curso de EAD possa ter a mesma qualidade ou qualidade semelhante a de um curso presencial. Esta pesquisa parte da pergunta As expectativas de início de curso dos alunos do PEAD estão se confirmando no decorrer do mesmo? Apresenta as expectativas de um grupo de treze alunas no início do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS – PEAD, do polo de Sapiranga, e a superação, de forma positiva, dessas expectativas. O trabalho traz sobre concepções de conhecimento e de como essas interferem nas práticas adotadas em aspectos como: relacionamento entre os alunos, professores e tutores; interdisciplinaridade; ferramentas de trabalho, entre outros, no curso de EaD em questão. O levantamento das expectativas das estudantes, bem como as evidências da superação dessas foi realizado nos blogs individuais das alunas, no blog coletivo do curso, nos memoriais, em questionário do perfil dos alunos do Sistema Gestor de Questionários - SGQ e nas respostas a questionário que apliquei, complementadas, sempre que necessário, através de entrevista, conforme roteiro anexo. A análise dos dados foi realizada à luz de modelos de EaD referidas por Nevado, Carvalho, Menezes, 2009 e Moran, 2007. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
Este item está licenciado na Creative Commons License
