A imagem-pulsão em Dispersão no cinema brasileiro
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Date
2015Author
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Academic level
Master
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho retoma o conceito de imagem-pulsão, de Gilles Deleuze (2009), a fim de suscitar um mapeamento da ocorrência de tais imagens em filmes brasileiros de diferentes épocas. Temos como questão central a identificação de uma tendência das produções brasileiras na rememoração de um passado pulsional latente, atualizado através de imagens como a fome, a violência, a perversão e a degradação. Metodologicamente, a investigação ocorreu através da articulação de quatro procedimentos: Atenção F ...
Este trabalho retoma o conceito de imagem-pulsão, de Gilles Deleuze (2009), a fim de suscitar um mapeamento da ocorrência de tais imagens em filmes brasileiros de diferentes épocas. Temos como questão central a identificação de uma tendência das produções brasileiras na rememoração de um passado pulsional latente, atualizado através de imagens como a fome, a violência, a perversão e a degradação. Metodologicamente, a investigação ocorreu através da articulação de quatro procedimentos: Atenção Flutuante, de Freud (1996), Dispersão, de Foucault (2013), Serialismo e Diagrama, de Deleuze (2011b, 2013). O corpus é composto por fragmentos fílmicos (imagens ou sequências de imagens) extraídos de um grupo que conta com mais de cinquenta filmes realizados no Brasil e situados entre os anos de 1950 e 2014. ...
Abstract
This work studies the impulse-image concept created by Gilles Deleuze and aims to identify impulse-image’s presence in the context of Brazilian movies at different times. We suggest, as a fundamental question, the existence of Brazilian productions tendency to bring back images from a pulsional past that materialize as images about hungry, violence, perversion and degradation. Three methodological procedures were used, they are: Freud’s (1996) suspended-attention, Foucault’s (2013) dispersion a ...
This work studies the impulse-image concept created by Gilles Deleuze and aims to identify impulse-image’s presence in the context of Brazilian movies at different times. We suggest, as a fundamental question, the existence of Brazilian productions tendency to bring back images from a pulsional past that materialize as images about hungry, violence, perversion and degradation. Three methodological procedures were used, they are: Freud’s (1996) suspended-attention, Foucault’s (2013) dispersion and Deleuzes’s (2011b, 2013) seriality and diagram. As corpus the analysis has filmic fragments (plans or sequences of plans) extracted from a group that contains more than fifty movies produced in Brazil between 1950 and 2014. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6117)
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