A imagem-pulsão em Dispersão no cinema brasileiro
dc.contributor.advisor | Silva, Alexandre Rocha da | pt_BR |
dc.contributor.author | Luz, Guilherme Gonçalves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-27T02:01:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/118248 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho retoma o conceito de imagem-pulsão, de Gilles Deleuze (2009), a fim de suscitar um mapeamento da ocorrência de tais imagens em filmes brasileiros de diferentes épocas. Temos como questão central a identificação de uma tendência das produções brasileiras na rememoração de um passado pulsional latente, atualizado através de imagens como a fome, a violência, a perversão e a degradação. Metodologicamente, a investigação ocorreu através da articulação de quatro procedimentos: Atenção Flutuante, de Freud (1996), Dispersão, de Foucault (2013), Serialismo e Diagrama, de Deleuze (2011b, 2013). O corpus é composto por fragmentos fílmicos (imagens ou sequências de imagens) extraídos de um grupo que conta com mais de cinquenta filmes realizados no Brasil e situados entre os anos de 1950 e 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work studies the impulse-image concept created by Gilles Deleuze and aims to identify impulse-image’s presence in the context of Brazilian movies at different times. We suggest, as a fundamental question, the existence of Brazilian productions tendency to bring back images from a pulsional past that materialize as images about hungry, violence, perversion and degradation. Three methodological procedures were used, they are: Freud’s (1996) suspended-attention, Foucault’s (2013) dispersion and Deleuzes’s (2011b, 2013) seriality and diagram. As corpus the analysis has filmic fragments (plans or sequences of plans) extracted from a group that contains more than fifty movies produced in Brazil between 1950 and 2014. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Impulse-image | en |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Cinema Novo | pt_BR |
dc.subject | Brazilian cinema | en |
dc.subject | Dispersion | en |
dc.subject | Teoria do cinema | pt_BR |
dc.subject | Seriality | en |
dc.title | A imagem-pulsão em Dispersão no cinema brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000969110 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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