Show simple item record

dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Cristiana Quadros dept_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:46Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117607pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a leitura presente na escola e a importância de um trabalho que vise o aluno leitor, considerando a situação precária das atividades leitoras no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. Questionam-se as práticas centradas na mera identificação e classificação de elementos presentes nos textos. Tais procedimentos não exploram a leitura como o processo complexo que ela realmente é. Preconizase neste artigo o pressuposto de que há uma relação complexa entre autor, leitor e texto, de forma que o leitor é parte fundamental do processo de leitura, pois é nele que os sentidos se constituem. Sendo assim, percebe-se a necessidade de apresentar um projeto de leitura que dê conta da formação do leitor no ambiente escolar. A partir de uma proposta de análise de textos, sugere-se um projeto de leitura que torne o aluno sujeito desse processo, fazendo-o perceber sua capacidade de atuar socialmente, discursivamente e levando-o a exprimir sua opinião.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleConstituição do sujeito leitor :pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966832pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record