Constituição do sujeito leitor :
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a leitura presente na escola e a importância de um trabalho que vise o aluno leitor, considerando a situação precária das atividades leitoras no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. Questionam-se as práticas centradas na mera identificação e classificação de elementos presentes nos textos. Tais procedimentos não exploram a leitura como o processo complexo que ela realmente é. Preconizase neste artigo o pressuposto de que há uma ...
O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a leitura presente na escola e a importância de um trabalho que vise o aluno leitor, considerando a situação precária das atividades leitoras no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. Questionam-se as práticas centradas na mera identificação e classificação de elementos presentes nos textos. Tais procedimentos não exploram a leitura como o processo complexo que ela realmente é. Preconizase neste artigo o pressuposto de que há uma relação complexa entre autor, leitor e texto, de forma que o leitor é parte fundamental do processo de leitura, pois é nele que os sentidos se constituem. Sendo assim, percebe-se a necessidade de apresentar um projeto de leitura que dê conta da formação do leitor no ambiente escolar. A partir de uma proposta de análise de textos, sugere-se um projeto de leitura que torne o aluno sujeito desse processo, fazendo-o perceber sua capacidade de atuar socialmente, discursivamente e levando-o a exprimir sua opinião. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License