Constituição do sujeito leitor :
dc.contributor.advisor | Naujorks, Jane da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiros, Cristiana Quadros de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117607 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a leitura presente na escola e a importância de um trabalho que vise o aluno leitor, considerando a situação precária das atividades leitoras no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. Questionam-se as práticas centradas na mera identificação e classificação de elementos presentes nos textos. Tais procedimentos não exploram a leitura como o processo complexo que ela realmente é. Preconizase neste artigo o pressuposto de que há uma relação complexa entre autor, leitor e texto, de forma que o leitor é parte fundamental do processo de leitura, pois é nele que os sentidos se constituem. Sendo assim, percebe-se a necessidade de apresentar um projeto de leitura que dê conta da formação do leitor no ambiente escolar. A partir de uma proposta de análise de textos, sugere-se um projeto de leitura que torne o aluno sujeito desse processo, fazendo-o perceber sua capacidade de atuar socialmente, discursivamente e levando-o a exprimir sua opinião. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Constituição do sujeito leitor : | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966832 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License