Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e interpretar a prova de forma autônoma, evitando que a falta de interação com o gênero seja um empecilho à concretização do conhecimento. Nesse sentido, além de examinar o papel da leitura em sala de aula, primeira condição para a compreensão e para a interpretação dos enunciados, in ...
Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e interpretar a prova de forma autônoma, evitando que a falta de interação com o gênero seja um empecilho à concretização do conhecimento. Nesse sentido, além de examinar o papel da leitura em sala de aula, primeira condição para a compreensão e para a interpretação dos enunciados, investiga-se a estrutura da prova em suas relações contextuais e cotextuais. O corpus se constitui da prova mais recente de seleção ao Ensino Médio, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo – RS. A escolha do corpus levou em consideração o prestígio da referida instituição de ensino junto aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, de onde provém a maior parte dos candidatos ao processo seletivo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License