Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas
dc.contributor.advisor | Naujorks, Jane da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Cambruzzi, Viviane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117606 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e interpretar a prova de forma autônoma, evitando que a falta de interação com o gênero seja um empecilho à concretização do conhecimento. Nesse sentido, além de examinar o papel da leitura em sala de aula, primeira condição para a compreensão e para a interpretação dos enunciados, investiga-se a estrutura da prova em suas relações contextuais e cotextuais. O corpus se constitui da prova mais recente de seleção ao Ensino Médio, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo – RS. A escolha do corpus levou em consideração o prestígio da referida instituição de ensino junto aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, de onde provém a maior parte dos candidatos ao processo seletivo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Gênero discursivo | pt_BR |
dc.title | Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966743 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License