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dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorCambruzzi, Vivianept_BR
dc.date.accessioned2015-06-09T01:59:46Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117606pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e interpretar a prova de forma autônoma, evitando que a falta de interação com o gênero seja um empecilho à concretização do conhecimento. Nesse sentido, além de examinar o papel da leitura em sala de aula, primeira condição para a compreensão e para a interpretação dos enunciados, investiga-se a estrutura da prova em suas relações contextuais e cotextuais. O corpus se constitui da prova mais recente de seleção ao Ensino Médio, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo – RS. A escolha do corpus levou em consideração o prestígio da referida instituição de ensino junto aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, de onde provém a maior parte dos candidatos ao processo seletivo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.titleProva de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966743pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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