Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância

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2015Advisor
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este projeto de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa e descritiva, investiga as possibilidades de utilização das tecnologias móveis como recurso pedagógico, em especial na modalidade de Educação a Distancia (EAD), considerando, desde a sua criação, a importância da inserção das discussões atuais sobre a Educação Integral. Acreditamos ser necessário articular os princípios pedagógicos, no caso os que fomentam a Educação Integral – a articulação entre sa ...
Este projeto de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa e descritiva, investiga as possibilidades de utilização das tecnologias móveis como recurso pedagógico, em especial na modalidade de Educação a Distancia (EAD), considerando, desde a sua criação, a importância da inserção das discussões atuais sobre a Educação Integral. Acreditamos ser necessário articular os princípios pedagógicos, no caso os que fomentam a Educação Integral – a articulação entre saberes populares e saberes tradicionais, a intersetorialidade nas ações, a flexibilização de espaço e tempo, a participação de novos atores/sujeitos, a potencialidade dos espaços que englobam as instituições formais e o desenvolvimento de valores e atitudes – na criação de aplicativos móveis nas salas de aula da EAD. Justificamos essa asserção pela necessidade de fomentar que escolhas conceituais devem embasar a criação de aplicativos para mídias móveis na sala de aula, tais como Tablets e Smartphones. Mais do que o cuidado com escolhas de textos, imagens em formato abertos e livres ou mesmo o uso de uma plataforma de criação em softwares livres para o desenvolvimento dos aplicativos, o uso de alguns conceitos pedagógicos devem estar presentes. Apresentamos, através deste artigo, assim, os princípios da Educação Integral entrelaçados, pedagogicamente, à elaboração de aplicativos educacionais. Dessa forma, esperamos promover a reflexão sobre a relação da Educação Integral com a Cultura Digital através, especialmente, para que se garanta a criação de redes de comunicação e compartilhamento de experiências e conhecimento, entre a sala de aula virtual e todo o espaço educativo possível. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Collections
-
Humanities (1943)
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