Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância
dc.contributor.advisor | Boll, Cíntia Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Stela, Sandra Aboboreira dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117531 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa e descritiva, investiga as possibilidades de utilização das tecnologias móveis como recurso pedagógico, em especial na modalidade de Educação a Distancia (EAD), considerando, desde a sua criação, a importância da inserção das discussões atuais sobre a Educação Integral. Acreditamos ser necessário articular os princípios pedagógicos, no caso os que fomentam a Educação Integral – a articulação entre saberes populares e saberes tradicionais, a intersetorialidade nas ações, a flexibilização de espaço e tempo, a participação de novos atores/sujeitos, a potencialidade dos espaços que englobam as instituições formais e o desenvolvimento de valores e atitudes – na criação de aplicativos móveis nas salas de aula da EAD. Justificamos essa asserção pela necessidade de fomentar que escolhas conceituais devem embasar a criação de aplicativos para mídias móveis na sala de aula, tais como Tablets e Smartphones. Mais do que o cuidado com escolhas de textos, imagens em formato abertos e livres ou mesmo o uso de uma plataforma de criação em softwares livres para o desenvolvimento dos aplicativos, o uso de alguns conceitos pedagógicos devem estar presentes. Apresentamos, através deste artigo, assim, os princípios da Educação Integral entrelaçados, pedagogicamente, à elaboração de aplicativos educacionais. Dessa forma, esperamos promover a reflexão sobre a relação da Educação Integral com a Cultura Digital através, especialmente, para que se garanta a criação de redes de comunicação e compartilhamento de experiências e conhecimento, entre a sala de aula virtual e todo o espaço educativo possível. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia movel | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Princípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000967694 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)