Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorStela, Sandra Aboboreira dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2015-06-06T02:00:11Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117531pt_BR
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e com uma abordagem qualitativa e descritiva, investiga as possibilidades de utilização das tecnologias móveis como recurso pedagógico, em especial na modalidade de Educação a Distancia (EAD), considerando, desde a sua criação, a importância da inserção das discussões atuais sobre a Educação Integral. Acreditamos ser necessário articular os princípios pedagógicos, no caso os que fomentam a Educação Integral – a articulação entre saberes populares e saberes tradicionais, a intersetorialidade nas ações, a flexibilização de espaço e tempo, a participação de novos atores/sujeitos, a potencialidade dos espaços que englobam as instituições formais e o desenvolvimento de valores e atitudes – na criação de aplicativos móveis nas salas de aula da EAD. Justificamos essa asserção pela necessidade de fomentar que escolhas conceituais devem embasar a criação de aplicativos para mídias móveis na sala de aula, tais como Tablets e Smartphones. Mais do que o cuidado com escolhas de textos, imagens em formato abertos e livres ou mesmo o uso de uma plataforma de criação em softwares livres para o desenvolvimento dos aplicativos, o uso de alguns conceitos pedagógicos devem estar presentes. Apresentamos, através deste artigo, assim, os princípios da Educação Integral entrelaçados, pedagogicamente, à elaboração de aplicativos educacionais. Dessa forma, esperamos promover a reflexão sobre a relação da Educação Integral com a Cultura Digital através, especialmente, para que se garanta a criação de redes de comunicação e compartilhamento de experiências e conhecimento, entre a sala de aula virtual e todo o espaço educativo possível.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectTecnologia movelpt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titlePrincípios pedagógicos em educação integral na criação de aplicativos para mídias móveis nas salas de aula da educação a distânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples