Aproximações entre a história das propostas nacionais de educação integral e as experiências vividas no município de Caxias do Sul – RS
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo resulta da construção coletiva do conhecimento nas interfaces do curso de especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico-metodológica Trajetórias Criativas – UFRGS. O objetivo da investigação foi analisar quais os marcos históricos que remontam a busca pela Educação Integral em Caxias do Sul - RS, a partir das experiências vividas no sistema público de ensino. Entretanto, desdobrou-se, também, na reflexão de como as experiências nacion ...
O presente artigo resulta da construção coletiva do conhecimento nas interfaces do curso de especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico-metodológica Trajetórias Criativas – UFRGS. O objetivo da investigação foi analisar quais os marcos históricos que remontam a busca pela Educação Integral em Caxias do Sul - RS, a partir das experiências vividas no sistema público de ensino. Entretanto, desdobrou-se, também, na reflexão de como as experiências nacionais têm (re)direcionado as propostas locais e sobre quais os desafios estão presentes nos discursos dos gestores educacionais, em relação à implementação dessas propostas. Nesse sentido, foram mapeadas as principais propostas que possuem significativa expressão na construção desse processo no município analisado, estando todas relacionadas à busca da Educação Integral e a ampliação da jornada escolar. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação. Dessa forma, ela foi construída com a participação dos gestores educacionais, por meio de entrevistas abertas e análise documental. O constructo teórico tem Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Jaqueline Moll como os principais fundamentadores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License