Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorGabriel, David da Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-06T02:00:10Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117525pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo resulta da construção coletiva do conhecimento nas interfaces do curso de especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico-metodológica Trajetórias Criativas – UFRGS. O objetivo da investigação foi analisar quais os marcos históricos que remontam a busca pela Educação Integral em Caxias do Sul - RS, a partir das experiências vividas no sistema público de ensino. Entretanto, desdobrou-se, também, na reflexão de como as experiências nacionais têm (re)direcionado as propostas locais e sobre quais os desafios estão presentes nos discursos dos gestores educacionais, em relação à implementação dessas propostas. Nesse sentido, foram mapeadas as principais propostas que possuem significativa expressão na construção desse processo no município analisado, estando todas relacionadas à busca da Educação Integral e a ampliação da jornada escolar. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação. Dessa forma, ela foi construída com a participação dos gestores educacionais, por meio de entrevistas abertas e análise documental. O constructo teórico tem Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Jaqueline Moll como os principais fundamentadores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleAproximações entre a história das propostas nacionais de educação integral e as experiências vividas no município de Caxias do Sul – RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966796pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples