Aproximações entre a história das propostas nacionais de educação integral e as experiências vividas no município de Caxias do Sul – RS
dc.contributor.advisor | Moll, Jaqueline | pt_BR |
dc.contributor.author | Gabriel, David da Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117525 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta da construção coletiva do conhecimento nas interfaces do curso de especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico-metodológica Trajetórias Criativas – UFRGS. O objetivo da investigação foi analisar quais os marcos históricos que remontam a busca pela Educação Integral em Caxias do Sul - RS, a partir das experiências vividas no sistema público de ensino. Entretanto, desdobrou-se, também, na reflexão de como as experiências nacionais têm (re)direcionado as propostas locais e sobre quais os desafios estão presentes nos discursos dos gestores educacionais, em relação à implementação dessas propostas. Nesse sentido, foram mapeadas as principais propostas que possuem significativa expressão na construção desse processo no município analisado, estando todas relacionadas à busca da Educação Integral e a ampliação da jornada escolar. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação. Dessa forma, ela foi construída com a participação dos gestores educacionais, por meio de entrevistas abertas e análise documental. O constructo teórico tem Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Jaqueline Moll como os principais fundamentadores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Aproximações entre a história das propostas nacionais de educação integral e as experiências vividas no município de Caxias do Sul – RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966796 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)