Enredando a educomunicação com a educação integral : espaços pedagógicos em tempos da cultura digital
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A pesquisa analisa um vídeo escolar apresentado como trabalho final por um grupo de alunos participantes das oficinas de Educomunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, localizado na periferia de Porto Alegre-RS. O trabalho foi resultante da prática do pesquisador como oficineiro colaborador no Programa Mais Educação (SECADI MEC). O vídeo escolar está vinculado à Educomunicação como uma estratégia pedagógica calçada na variedade de tecnologias aplicadas no conte ...
A pesquisa analisa um vídeo escolar apresentado como trabalho final por um grupo de alunos participantes das oficinas de Educomunicação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, localizado na periferia de Porto Alegre-RS. O trabalho foi resultante da prática do pesquisador como oficineiro colaborador no Programa Mais Educação (SECADI MEC). O vídeo escolar está vinculado à Educomunicação como uma estratégia pedagógica calçada na variedade de tecnologias aplicadas no contexto escolar, ocupando novos tempos e espaços que convergem para Educação Integral. Considerando os principais pressupostos da Educação Integral e da Educomunicação, a pesquisa destaca os processos de autoria e protagonismo juvenil que, interconectados às tecnologias que enredam a Cultura Digital e a educação nesses tempos de aprendizagens com espaços digitais, buscam atravessar o próprio conceito de educar na contemporaneidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License