Percepções de gêmeos acerca de estudar ou não na mesma turma
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho investiga quais são as percepções de gêmeos que já concluíram o ensino médio com relação a terem estudado junto ou separado de seu irmão ao longo de todos os níveis de ensino. A pesquisa é de caráter qualitativo e utilizou como instrumento um questionário com perguntas abertas, encaminhado via e-mail a gêmeos para relatarem suas experiências em cada etapa de ensino, desde a educação infantil até o nível superior. Vinte e sete indivíduos participaram da pesquisa. Os resultados enco ...
Este trabalho investiga quais são as percepções de gêmeos que já concluíram o ensino médio com relação a terem estudado junto ou separado de seu irmão ao longo de todos os níveis de ensino. A pesquisa é de caráter qualitativo e utilizou como instrumento um questionário com perguntas abertas, encaminhado via e-mail a gêmeos para relatarem suas experiências em cada etapa de ensino, desde a educação infantil até o nível superior. Vinte e sete indivíduos participaram da pesquisa. Os resultados encontrados não apontam para uma resposta definitiva sobre ser melhor estudar junto ou separado em geral ou em alguma etapa, visto que as opiniões são bastante variáveis. Contudo, pode-se dizer que há uma preferência, mais específica para educação infantil, em estudar junto. Os estudos científicos pesquisados igualmente não apresentam resultados concretos sobre uma das alternativas ser mais eficaz quanto ao desenvolvimento da capacidade de leitura, habilidades cognitivas e comportamentais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1437)
Este item está licenciado na Creative Commons License