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dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Gabriela Adamattipt_BR
dc.date.accessioned2015-05-05T01:58:33Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115812pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga quais são as percepções de gêmeos que já concluíram o ensino médio com relação a terem estudado junto ou separado de seu irmão ao longo de todos os níveis de ensino. A pesquisa é de caráter qualitativo e utilizou como instrumento um questionário com perguntas abertas, encaminhado via e-mail a gêmeos para relatarem suas experiências em cada etapa de ensino, desde a educação infantil até o nível superior. Vinte e sete indivíduos participaram da pesquisa. Os resultados encontrados não apontam para uma resposta definitiva sobre ser melhor estudar junto ou separado em geral ou em alguma etapa, visto que as opiniões são bastante variáveis. Contudo, pode-se dizer que há uma preferência, mais específica para educação infantil, em estudar junto. Os estudos científicos pesquisados igualmente não apresentam resultados concretos sobre uma das alternativas ser mais eficaz quanto ao desenvolvimento da capacidade de leitura, habilidades cognitivas e comportamentais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêmeospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titlePercepções de gêmeos acerca de estudar ou não na mesma turmapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000963592pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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